Mobilidade urbana: Cícero Lucena inspeciona obras da Orla Sul e projeta conclusão para fevereiro de 2026
O gestor da Capital esteve acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra, do secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, além do executivo da Pasta, Luciano Pereira. Na ocasião, a comitiva percorreu os 7 quilômetros de extensão da Orla Sul, partindo da PB-008, no Valentina Figueiredo, seguindo pelas vias duplicadas, duas rotatórias criadas e a ligação entre as praias por meio de uma nova malha viária.
“Iniciando aqui no posto da Polícia Federal e, mais adiante, o fluxo se divide em duas direções. Uma rota segue por um trajeto até a praia do Sol, o outro vai para a Barra de Gramame, encontrando-se na rotatória para, então, restabelecer o fluxo em mão dupla ao longo da urbanização da Orla. Essa área ainda contará com estacionamentos e infraestrutura para receber turistas, facilitando o acesso e a permanência de um número crescente de visitantes nesse ponto turístico da cidade”, detalhou o prefeito.
O secretário Rubens Falcão disse que a Prefeitura já finalizou as calçadas, a ciclovia está praticamente pronta, com acessibilidade garantida em toda a extensão, e a iluminação em LED foi completamente instalada. Também foi iniciado o plantio de mais de 200 árvores. “A Prefeitura está investindo aproximadamente R$ 35 milhões neste projeto, que se estende por quase 7 quilômetros e inclui quatro pistas. Nosso objetivo é preparar a Orla Sul da Capital para receber não apenas os moradores, mas também um grande fluxo de turistas”, afirmou o secretário.
Infraestrutura completa – A Orla Sul possui ainda calçadas padronizadas em concreto, totalizando 45 mil metros quadrados, e a melhoria geral da acessibilidade em toda a área. Nas áreas de praia, o pavimento está sendo executado em piso intertravado, mais adequado ao ambiente costeiro. O estacionamento vai contar com 150 vagas, incluindo espaços dedicados a pessoas com deficiência.
Texto: Max Oliveira
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Sérgio Lucena
Fonte: PMJP



