Cícero Lucena entrega 80 títulos de propriedade para famílias de áreas vulneráveis e celebra sucesso dos programas ‘Cuidar do Lar’ e ‘Compra Assistida’
Desde 2021, a Prefeitura de João Pessoa avança em várias frentes para garantir moradia digna e o cuidado com as famílias mais vulneráveis da cidade. Enquanto constrói o residencial Beira Rio, com mais de 700 unidades habitacionais para as famílias do Complexo Beira Rio, mais os empreendimentos habitacionais do S (Roger), Rio Jaguaribe (Jardim Veneza), Rio Sanhauá (Porto do Capim), além da requalificação do antigo edifício Nações Unidas e ex-sede do Ipase, ambos na região do Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital, a gestão municipal trabalha com soluções habitacionais que vão da reforma de casas de famílias de baixa renda, até a aquisição de imóveis seguros para retirar quem vive em áreas de risco.
“Essa gestão demonstra um firme compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população. Dentre as diversas iniciativas, a habitação ocupa um lugar de destaque. Nossa administração não se limita a um único projeto habitacional, mas sim a um conjunto abrangente de ações. Contemplamos a construção de condomínios, a remoção de famílias de áreas de risco, e o programa de compra assistida, que permite aos cidadãos escolherem suas moradias, dentro das diretrizes municipais e padrões de qualidade estabelecidos. Além disso, promovemos a regularização fundiária, possibilitando a emissão de escrituras definitivas para os moradores”, afirmou o prefeito.
‘Compra Assistida’ – No total, 250 famílias serão beneficiadas pela ‘Compra Assistida’. Atualmente, mais de 100 famílias estão em processo de aquisição, já receberam seus imóveis ou estão prestes a recebê-los. O valor máximo de financiamento é de R$ 115 mil, com isenção de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e taxas de cartório. As famílias das comunidades de São José e Beira Rio estão sendo beneficiadas pela ‘Compra Assistida’. O programa também possui outra frente, através do Programa João Pessoa Sustentável, para famílias do Complexo Beira Rio.
“O programa de habitação social, liderado pelo prefeito Cícero Lucena e o prefeito Leo Bezerra, vai além da reforma de imóveis, abrangendo também a regularização fundiária e a construção de novas unidades habitacionais, incluindo projetos para pessoas que residem em áreas de risco. O ‘Cuidar do Lar’ está em expansão e já está sendo replicado em outras localidades do Nordeste. No programa ‘Compra Assistida’, os próprios moradores escolhem o local onde querem morar, a Prefeitura compra o imóvel para a família, no valor de até R$ 115 mil. Uma vida nova para os beneficiados, seja em qualquer das modalidades, porque a nossa política habitacional é abrangente e reconhecida em todo o país”, afirmou a secretária de Habitação, Socorro Gadelha.
Beneficiados – No Jardim Veneza, seu Manoel dos Santos e dona Antônia dos Santos receberam o prefeito Cícero Lucena para um almoço especial. Eles foram contemplados pelo programa ‘Cuidar do Lar’, que garantiu uma reforma completa do imóvel. “Só agradecer a Prefeitura por esse cuidado. A gente não tinha condições de fazer uma reforma como essa. Graças a Deus a gente está seguro”, afirmou Manoel.
Já na Rua Paulo Gomes de Almeida, no José Américo, a dona de casa Luiza de França Silva disse que se mudou de uma área de risco no bairro São José. Ela agradeceu ao programa e celebrou vida nova no endereço atual. “Bom para mim e toda a família, porque estamos seguros, em um apartamento bom e com toda infraestrutura”, afirmou a beneficiada.
Texto: Max Oliveira
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Sérgio Lucena
Fonte: PMJP



