Cícero Lucena destaca valorização do Centro Histórico após entrega do ‘Conventinho’ totalmente revitalizado pela Prefeitura e Iphan


O prefeito Cícero Lucena destacou a valorização do Centro Histórico de João Pessoa com a entrega do Convento São Frei Pedro Gonçalves, conhecido como ‘Conventinho’, no bairro do Varadouro, na tarde desta sexta-feira (20). O espaço foi revitalizado numa parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A solenidade contou com a participação do cônsul geral da França para o Nordeste, Serge Gas; do vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; do bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, Dom Alcivan Tadeus; dentre outras autoridades.

“A revitalização desse prédio foi pensada para ele ser um equipamento que vai contribuir muito e vai marcar o novo Centro Histórico de João Pessoa. Com a criação do projeto ‘Viva o Centro’, fizemos uma parceria com o Governo do Estado e outros órgãos para dar uma nova vida a essa região da cidade. E já estamos conseguindo isso. Destacar também a parceria com o Governo Federal, Arquidiocese da Paraíba, Iphan e iniciativa privada. Todos fizeram sua parte para transformar esse local”, destacou o prefeito.

Cícero Lucena ainda frisou que outros prédios e espaços públicos do Centro Histórico estão sendo revitalizados. “Novas escolas e creches municipais; a construção da nova sede da Guarda Civil Metropolitana, no antigo prédio da Prefeitura; o Paço Municipal, que será entregue no início do próximo ano com o Gabinete do Prefeito; o Palácio de Despachos do Governo da Paraíba no prédio antigo do Comando Geral da Polícia Militar; Teatro Santa Roza já recuperado; Praça Pedro Américo; Parque Tecnológico; a Fábrica Matarazzo. Eu acredito que, somado aos incentivos fiscais, isso simboliza que o poder público está atuando e temos que celebrar”, afirmou.

O cônsul geral da França para o Nordeste, Serge Gas, falou sobre as parcerias do seu país com a Capital paraibana. “Temos várias parcerias com a cidade de João Pessoa e o Estado da Paraíba para a área de mobilidade urbana, onde foram feitos investimentos da Agência Francesa de Desenvolvimento. E agora com a Cidade da Imagem, acredito que vai formar muitos estudantes e fazer esse intercâmbio cultural entre a França e João Pessoa”, disse.

O vice-governador Lucas Ribeiro também destacou que a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa fortalece o Centro Histórico da Capital. “Esta semana, João Pessoa ganhou dois presentes. Na segunda-feira, nós inauguramos a sede da Secretaria da Mulher, também num prédio histórico aqui no Centro, e agora fechamos a semana, aqui ao lado do prefeito Cícero, fazendo a entrega do Conventinho. Então, realmente é um presente para a cidade, que fortalece o Centro, resgata a nossa história e a nossa cultura”, falou.


Valor históricoO Convento São Frei Pedro Gonçalves foi construído no século XX e serviu de residência para os frades franciscanos e também abrigo para o Colégio Seráfico da Nóbrega. A partir de 1999, passou a ser administrado pela Arquidiocese da Paraíba. No final de 2008, foram iniciados os trabalhos para a recuperação do Convento com recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa. A obra foi parada em 2019 sem ter sido concluída na totalidade. O prefeito Cícero Lucena, ao assumir o cargo em 2021, encontrou obras paralisadas e iniciou esforços para retomar os serviços.

“Nós sabemos que aqui é um local histórico, onde os franciscanos moraram aqui no ‘Conventinho’. E hoje a igreja, com essa parceria, faz com que isso aqui seja revitalizado. Ou seja, mantendo a arquitetura, mantendo a história e, sobretudo, sendo útil ao público. A Igreja, que também é uma forte parceira na cultura, que fomenta a cultura e a sua história, faz a parceria para que o espaço seja reutilizado e, sobretudo, para manter a característica estrutural, que é fundamental que se mantenha nos tempos de hoje”, ressaltou o bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, Dom Alcivan Tadeus.

“O Governo Federal se faz presente nessa solenidade para ressaltar o valor histórico e cultural desse espaço, que é o Conventinho. Aproveito para parabenizar o prefeito Cícero Lucena, que está transformando o Centro Histórico da nossa cidade, que era tão marginalizado. E agora estamos vendo investimentos de verdade em todas as regiões e temos muito que avançar nos próximos anos”, falou Giovanni Giuseppe Marinho, superintendente regional do Patrimônio da União na Paraíba (SPU).

Valor estrutural – O investimento total foi na ordem de R$ 6,3 milhões, divididos entre os parceiros. O espaço tem 2,7 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em dezenas de salas, salões, pátios, jardins e anfiteatro, aliando atividades de turismo, cultura e educação.

“Nós estamos revitalizando todo o Centro Histórico, revitalizando os prédios e trazendo mais conforto para a população. Esse prédio aqui, que vai ser a Cidade da Imagem, vai produzir muita mão de obra para a nossa cidade e vai mostrar muito orgulho de poder estar aqui realizando os sonhos. Sonho esse que não é da Prefeitura de João Pessoa, não é do governador João Azevêdo, mas o sonho da cidade que buscava que o Centro Histórico voltasse a viver e reviver”, ressaltou o vice-prefeito Leo Bezerra.

“A obra estava paralisada, abandonada, muito deteriorada. Nós tivemos que fazer todo o levantamento, todos os contatos que precisavam ser feitos. Depois, nós pegamos todo o licenciamento junto ao Iphan, que acompanhou essa obra desde o início. Aí nós fomos para licitação e contratação. Foi uma obra não tão rápida, que a obra de restauro não é tão rápida, já que são muitos os detalhes. Mas felizmente, em véspera de Natal, a Prefeitura de João Pessoa entrega esse belíssimo equipamento à cidade”, explicou o secretário municipal da Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão.

Valor turístico – O espaço criará um grande diferencial no cenário cultural, turístico e artístico do Centro Histórico da Capital. Trata-se de uma edificação histórica, localizada nas proximidades de outros equipamentos bem conhecidos e consolidados, a exemplo do Hotel Globo e da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves.

O secretário de Turismo de João Pessoa (Setur), Daniel Rodrigues, revelou que o Conventinho será um ponto turístico importante para o Centro Histórico da cidade. “Nós vamos trazer as excursões, principalmente as excursões que vêm dos estados vizinhos, para que essas pessoas entrem e conheçam a história do Conventinho, assim como o Centro Cultural São Francisco, Centro de Atendimento ao Turista, a General Osório, o Parque Solon de Lucena. Tenho certeza que o Conventinho só vem a colocar cereja no bolo, aqui no Centro Histórico, e formatar essa opção turística tão importante para a cidade de João Pessoa”, comentou.

Valor cultural – O Conventinho tem grande importância para a cidade de João Pessoa como equipamento capaz de abrigar inúmeras atividades artísticas e culturais que ajudarão a dar nova vida ao Centro Histórico da Capital. No local, vão funcionar uma Escola de Artes, uma Biblioteca Municipal e outros equipamentos já pactuados com o Iphan, a exemplo de espaços para apresentações, exposições e de convivência com praças e pátios internos, anfiteatro, auditório e galerias de arte.

“Nós não temos dúvida que isso aqui vai ser o grande marco na retomada da restauração e revitalização do nosso Centro Histórico. O nosso conceito é que aqui deve ter uma espécie de hub de lazer, cultura, negócios e também de empreendedorismo. De maneira que a gente possa dar multiuso a esse equipamento, incluindo também uma biblioteca pública municipal”, revelou Marcus Alves, diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Cidade da Imagem – A Cidade da Imagem é um grupo de desenvolvimento criativo e de propriedade intelectual. Sua missão é estruturar projetos originais que facilitem o desenvolvimento das indústrias de entretenimento, educação, pesquisa, hotelaria, tecnologia e criatividade do Brasil.

A CEO da Cidade da Imagem, Sylvia Arone, falou sobre essa parceria com a Prefeitura de João Pessoa e revelou quais os cursos que, em breve, estarão à disposição da população. “Todas as áreas aqui do Conventinho vão ser transformadas com equipamentos super tecnológicos, desde biblioteca para população, sala de dança e espaços de pós-produção, de áudio, de imagem. A gente vai criar uma fábrica de novelas com Jayme Monjardim. A gente vai trazer uma empresa de Virtual Production, da Inglaterra, que vai capacitar jovens de João Pessoa para trabalhar com esse tipo de técnica. Teremos projetos para mães, para deficientes e autistas. Enfim, a ideia é que as crianças e jovens aprendam tudo com muita tecnologia”, disse.


Texto: Felipe Silveira

Edição: Cristina Cavalcante

Fotografia: Sérgio Lucena

Fonte: PMJP

Postagens mais visitadas deste blog

Cícero Lucena garante que ônibus elétricos estarão circulando em João Pessoa no 1º semestre de 2025

Prefeito autoriza início das obras da “Ponte do Cuiá”, que vai ligar os bairros de Mangabeira e Valentina

Cícero Lucena entrega reforma da USF do Timbó I e chega a 74 equipamentos de Saúde requalificados na gestão