Lei Seca: reduz 39% número de pessoas que dirigem embriagadas em João Pessoa



(Divulgação)
De 2011 para 2017, diminuiu em 39% o número de motoristas, de João Pessoa (PB), que dirigem embriagados. É o que mostram os dados levantados através da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. No Brasil a frequência desse hábito aumentou em 16%. A Lei Seca completa 10 anos de vigência no país.

O Vigitel é uma pesquisa realizada em todas as capitais do país, por telefone, com adultos maiores de 18 anos. Em João Pessoa, foram entrevistadas 2.063 pessoas entre fevereiro a dezembro de 2017. Dessas 746 eram homens e 1.317 mulheres. Em 2011, a frequência de motoristas que admitiram dirigir sob efeito de álcool, no estado, era de 8,5%, enquanto em 2017 foi registrado o índice de 5,2%.

A Diretora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Fátima Marinho, explica que, pela pesquisa, observa-se prevalentemente que os homens continuam a se arriscar mais do que as mulheres. “Esse é um perfil mundial, mas que no Brasil agrava a situação devido à infraestrutura que o país oferece aos condutores. É necessário ser mais prudente, pensar que os acidentes de trânsito podem matar e causar graves sequelas. Da mesma forma, os governos também precisam rever como podem tornar as vias melhores e mais seguras”, enfatizou.


Fonte: Governo Federal

Postagens mais visitadas deste blog

Cícero Lucena autoriza a construção do CER IV, que vai atender pessoas com deficiências diversas, reabilitação psicológica e motora, além do cuidado com autistas

Prefeito inspeciona obras de construção do Complexo Beira Rio, que vai beneficiar mais de 700 famílias

Compromisso com a inclusão: Durante abertura de evento nacional para discutir doenças raras na Capital, prefeito anuncia a construção de Centro Especializado em Reabilitação