Índice de focos do Aedes aegypti chega a 2,7% em bairros de João Pessoa



Mosquito Aedes aegypti é transmissor de
doenças como dengue, zika e chikungunya.
 (Foto: Andre Penner/AP Photo/Arquivo)
Em João Pessoa, os bairros Jardim Veneza, Indústrias e Mumbaba têm o maior índice para a presença de focos do Aedes aegypti, segundo informações do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgadas nesta terça-feira (24), pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com os dados, a taxa de infestação observada nessas regiões foi de 2,7%, o que representa uma média de quase três casas em cada 100 pesquisadas.

Outros 16 bairros também apresentaram focos do mosquito: Oitizeiro, Alto do Mateus, Grotão, Gramame, Valentina Figueiredo, Planalto Boa Esperança, Jardim Oceania, Manaíra, Tambaú, Castelo Branco, Miramar, Altiplano, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Jardim São Paulo e Anatólia.

Em relação à última pesquisa divulgada, feita com dados de abril deste ano, houve um aumento no índice de infestação predial em João Pessoa. À época, a taxa registrada foi de 0,5%, no entanto, neste novo levantamento foi de 0,7%.

Conforme aponta o estudo, a maioria dos focos foi encontrada em materiais descartáveis que estavam no lixo e em locais de armazenamento para água de consumo. A pesquisa foi realizada de 11 a 18 de julho e, nesse período, foram inspecionados mais de 13 mil imóveis.

O LiraA é desenvolvido por meio de amostragem e é realizado quatro vezes ao ano, por meio da divisão dos 64 bairros da capital paraibana em 29 áreas.

Para denunciar possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato com o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, por meio dos números 0800-282-7959 e 3214-5718 ou enviar um e-mail para coessmsjp@gmail.com.


Fonte: G1 PB

Postagens mais visitadas deste blog

Cícero Lucena autoriza a construção do CER IV, que vai atender pessoas com deficiências diversas, reabilitação psicológica e motora, além do cuidado com autistas

Compromisso com a inclusão: Durante abertura de evento nacional para discutir doenças raras na Capital, prefeito anuncia a construção de Centro Especializado em Reabilitação

Cícero Lucena autoriza obras de reforma do Centro de Referência da Mulher e destaca olhar da Prefeitura para a melhoria dos equipamentos públicos na Capital