TCE-PB suspende medida que cria guarda militar para segurança em unidades prisionais



Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE)
- Divulgação - 
Uma decisão cautelar do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) suspendeu nesta terça-feira (22) a Medida Provisória do Governo do Estado que criou a Guarda Militar Temporária (GMT), publicada no Diário Oficial da Paraíba na quinta-feira (17). De acordo com a decisão, do conselheiro Marcos Antônio Costa, a MP foi suspensa por apresentar “indícios suficientes de vícios”.


Em entrevista à Rádio CBN João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho (PSB) informou que o Estado vai apresentar as razões sobre o assunto ao Poder Judiciário.

De acordo com o relatório da auditoria feita pelo TCE, a medida “acarretará graves prejuízos tanto jurídico quanto econômico à administração” e os atos decorrentes dela podem afetar a “execução orçamentária no presente exercício”, aponta o relator.

Segundo o texto da medida provisória, a GMT é um órgão destinado à, em caráter experimental, realizar o policiamento ostensivo de segurança externa em estabelecimentos penais e socioeducativos do estado, podendo, excepcionalmente, realizar o policiamento ostensivo de segurança em atividades especiais ou extraordinárias de interesse público no âmbito exclusivo da Polícia Militar da Paraíba.

Nas alegações, o conselheiro do TCE enfatiza que a matéria tratada na medida não tem características de relevância e urgência a que se submetem os temas para serem tratados por medidas provisórias. “Quanto à relevância não se discute, mas é preciso atentar para o fato da evidente não urgência de que trata o dispositivo constitucional”, observa Marcos Costa.

A medida cautelar deve suspender os efeitos da Medida Provisória até o julgamento pelo tribunal pleno do TCE, de acordo com o relator da auditoria.


Fonte: G1/PB

Postagens mais visitadas deste blog

Cícero Lucena autoriza pavimentação em 27 ruas no Valentina, que ficará 100% pavimentado

Cícero Lucena apresenta João Pessoa 24 horas, que amplia a oferta de serviços da Prefeitura de forma online

Cícero Lucena entrega reestruturação de escola no José Américo, 25ª finalizada pela gestão