Cajazeiras sedia mais uma Etapa Macrorregional da 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher da Paraíba (1ª CESMu-PB)



1ª CESMu-PB - Macrorregional de Cajazeiras
(Fotos: Fábio Fernandes) - 
Após as realizações das Etapas de João Pessoa e Campina Grande, chegou a vez da Etapa Macrorregional de Cajazeiras, que está sendo realizada nas dependências da Escola Técnica Estadual de Cajazeiras, nos dia 5 e 6 de junho.

A 1ª CESMu-PB é promovida pelo Conselho Estadual de Saúde, sendo a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba a responsável pelo apoio técnico, administrativo e financeiro, necessário ao desenvolvimento das atividades da Comissão Organizadora do Evento, que tem como público-alvo: secretários municipais de Saúde, integrantes de Conselhos Municipais de Saúde, profissionais da área de Saúde da Mulher, apoiadores regionais e institucionais das Gerências Regionais de Saúde.

De acordo com o seu Regimento, a 1ª CESMu-PB adotará nas Etapas Macrorregionais como tema central, “Saúde das Mulheres: Desafios para Integralidade com Equidade”, a ser desenvolvido em um eixo principal e em eixos temáticos.

Dessa forma, o eixo principal trata sobre a “Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, já os eixos temáticos abordam os seguintes temas:

I – Agroecologia, sustentabilidade e os desafios para a saúde das mulheres;
II – Adoecimento das mulheres na contemporaneidade;
III – Violências nos ciclos de vida das mulheres e a garantia na execução da PNAISM – Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher;
IV – Políticas Públicas para as mulheres, conquistas, desafios, vulnerabilidades e o papel do Estado.

Nessa segunda-feira (05), pela manhã, em Cajazeiras, a composição da Mesa de Abertura do evento contou com a participação das seguintes autoridades: Maura Vanessa Sobreira (Secretária Executiva da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba – SES); Dr. Antônio Eduardo Cunha (Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Estado da Paraíba – CES); Adélia Gomes (Representante da Coordenação Estadual da Saúde da Mulher da População Negra); Érica Simone Barbosa (Coordenadora da 1ª CESMu-PB e Membro do CES) e Jancy Emerson Pereira (Presidente do Conselho Municipal de Saúde da Cidade de Cajazeiras).

Maura Vanessa Sobreira (SES)
A primeira palestra da Etapa Macrorregional de Cajazeiras ficou sob a responsabilidade de Maura Vanessa Sobreira (Secretária Executiva da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba – SES), que abordou o seguinte tema, “Desafios e Perspectivas da Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher”.

No turno da tarde, as atenções foram voltadas para as Mesas Temáticas, que tiveram as seguintes palestrantes: 

Suamy Soares (Professora do Curso de Serviço Social da UFCG – Campus Sousa-PB). Tema: Agroecologia, sustentabilidade e os desafios para a saúde das mulheres;
Maria do Socorro de Sousa Estrela Guedes (Enfermeira e Especialista em Saúde da Família e em Enfermagem Obstétrica). Tema: Adoecimento das mulheres na contemporaneidade; 
Paula Frassinetti Pereira Oliveira dos Santos (Assistente Social e Especialista em Saúde Pública). Tema: Violências nos ciclos de vida das mulheres e a garantia na execução da PNAISM;
Laureci Penaforte (Secretária Executiva para as Mulheres da Prefeitura Municipal de Cajazeiras). Tema: Políticas Públicas para as mulheres, conquistas, desafios, vulnerabilidades e o papel do Estado.

Na sequência, foram formados Grupos de Trabalhos, que discutiram os temas abordados nas palestras, a fim de que sejam levantadas Moções, que deverão ser encaminhadas à Comissão Organizadora da Etapa Macrorregional de Cajazeiras.

De acordo com a programação do Evento, nesta terça-feira (06), pela manhã, os Grupos de Trabalhos deverão concluir suas atividades, em seguida, ocorrerá à eleição de Delegadas para a Etapa Estadual; no turno da tarde, está prevista a Plenária Final, seguida da homologação da Delegação para a Etapa Estadual da 1ª CESMu-PB, prevista para os dias 19 e 20 de junho, em João Pessoa, antes disso, haverá a Etapa Macrorregional de Patos, programada para os dias 8 e 9 de junho. 

  
Por Fábio Fernandes (CES-PB) 

Postagens mais visitadas deste blog

Cícero Lucena autoriza pavimentação em 27 ruas no Valentina, que ficará 100% pavimentado

Cícero Lucena autoriza obras de reforma do Centro de Referência da Mulher e destaca olhar da Prefeitura para a melhoria dos equipamentos públicos na Capital

Compromisso com a inclusão: Durante abertura de evento nacional para discutir doenças raras na Capital, prefeito anuncia a construção de Centro Especializado em Reabilitação