quinta-feira, 22 de maio de 2014

Em João Pessoa - Alunos da Escola Paulo Freire ganham 1ª sala de cinema ecológico.



A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), inaugurou na tarde desta quarta-feira (21), na Escola Municipal Paulo Freire, localizada no bairro Jardim Veneza, a primeira sala de cinema ecológico da rede municipal de ensino. A construção do espaço para assistir filmes é fruto de uma parceria entre a PMJP, o projeto cultural ‘Salas de Cinema Cine Popular’ (Cineco – O cinema ecológico) da Rede Educare e a empresa Deca Duratex.

Durante a solenidade, o secretário Luís Júnior exaltou a parceria e agradeceu a todos os presentes. O secretário aproveitou a oportunidade que o cinema ecológico é mais uma opção de cultura para os alunos da rede pública municipal de ensino. “A escola Paulo Freire foi muito bem escolhida para trazermos este projeto porque a equipe de educadores que trabalha aqui é muito competente. Podemos também ressaltar que é preciso democratizar a cultura na nossa Capital, a sétima arte é belíssima, o cinema une todas as artes. Este equipamento vai ajudar os professores a assitir e debater os filmes com os estudantes e trazer temas educacionais para discussão em sala de aula”, ressaltou.

O principal objetivo da sala ecológica de exibição cinematográfica é acrescentar mais uma ferramenta de ensino e aprendizagem para os alunos da Escola Paulo Freire, além de dar mais uma opção de cultura e lazer para os estudantes. A sala de cinema conta com uma estrutura de 60 cadeiras acolchoadas, um acervo de 200 filmes em DVD, 30 livros sobre cinema, um projetor de alta definição, duas caixas acústicas, tela translúcida elétrica e um aparelho de Blue-Ray player 3D; a estrutura foi toda fabricada de alumino e placas recicladas de embalagens de leite longa vida (tetrapark).

O gerente da fábrica Deca em João Pessoa José Damião, explicou que a empresa arcou com os custos do projeto cultural e em contrapartida receberam a isenção fiscal através da lei Rouanet. E o representante da Rede Educare, o consultor de projetos André Brasileiro comentou que eles escolheram a empresa parceira no projeto e promoveram o encontro entre a Deca e a Prefeitura Municipal de João Pessoa.

O Cineco – cinema ecológico foi criado pelo Instituto Educare e é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e conta com a iniciativa e patrocínio da Deca Duratex. O substantivo Cineco foi criado a partir da junção de Cine, provindo da palavra cinema, com Eco, do grego, relacionado ao ambiente.


Fonte: PMJP


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | JCPenney Coupons