Em João Pessoa - Secretaria de Saúde do Município promove ação contra diabetes no Ponto de Cem Réis.




Com o objetivo de propagar informações sobre como prevenir e tratar o diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta quinta-feira (14), um evento em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. O evento ocorre no Ponto Cem Réis, das 8h às 12h, e conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde.

Na oportunidade, serão disponibilizados à população serviços de verificação de pressão, teste de glicemia capilar, orientações sobre tabagismo, avaliação dos pés de diabéticos e avaliação nutricional. Clecia Oliveira, responsável pela área Técnica de Hipertensão e Diabetes da SMS, destacou a importância do combate à doença. “É preciso procurar os serviços de saúde, tanto para se prevenir quanto para ter um tratamento mais efetivo, no caso de a pessoa já ser diabética”, disse.

Clecia ressaltou que o diabetes é uma doença silenciosa; se não tratada, os danos ao organismo são ainda maiores. “Quanto mais tempo demorar para descobrir e tratar, mais sequelas a pessoa terá, como cegueira, insuficiência renal, risco de amputações, infarto, AVC e impotência sexual”, enfatizou.

Para prevenir e tratar, segundo Clecia, a pessoa deve ter uma alimentação saudável, praticar atividade física de forma regular, controlar o peso e buscar o serviço de saúde para acompanhar as taxas. Além da ação no Ponto de Cem Réis, as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão desenvolvendo atividades com foco na diabetes durante todo o dia.

Números – Segundo dados do Ministério da Saúde, 4,7% da população de João Pessoa têm diagnóstico de diabetes. Atualmente, 24.406 diabéticos estão cadastrados no Programa Hiperdia, da SMS, e sendo acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família (eSFs). Todas as USFs da Capital fornecem o tratamento contra a doença e sua prevenção.

‘Novembro Azul’ – A ação desta quinta-feira faz parte da programação do ‘Novembro Azul’. Para atender a população masculina neste mês, a SMS tem disponibilizado cinco mil testes de PSA (que detecta o câncer de próstata) e mil consultas em urologia, com objetivo de zerar a demanda reprimida, além de exames de rotina e consultas em outras especialidades.

Programação do “Novembro Azul”

Quinta-feira – 14

Dia “D” do Diabetes

Todas as Equipes de Saúde da Família (eSFs) trabalharão o tema diabetes nas USFs. Haverá ampliação das ações na promoção, na prevenção e no atendimento.

Sábado – 16

Caminhada e Corrida Azul

7h

Praça da Amizade, Rangel

Terça-feira – 19

Dia Internacional do Homem

Tendas com ações itinerantes em locais estratégicos de João Pessoa

. Medição da pressão arterial e teste de glicemia

. Ginástica laboral

. Orientação postural

. Teste rápido de hepatites virais e sífilis

Domingo – 24

Pedalada Azul

7h

Lagoa do Parque Solon de Lucena (Centro)

Segunda-feira – 25

Dia do Taxista

8h às 12h

. Medição da pressão arterial e teste de glicemia

. Ginástica laboral

. Orientação postural

. Teste rápido de hepatites virais e sífilis

. Vacinação

Sindicato dos Taxistas (Torre)


Fonte: PMJP


Postagens mais visitadas deste blog

Cícero Lucena autoriza pavimentação em 27 ruas no Valentina, que ficará 100% pavimentado

Cícero Lucena autoriza obras de reforma do Centro de Referência da Mulher e destaca olhar da Prefeitura para a melhoria dos equipamentos públicos na Capital

Compromisso com a inclusão: Durante abertura de evento nacional para discutir doenças raras na Capital, prefeito anuncia a construção de Centro Especializado em Reabilitação